Coordenação motora fina e grossa - Quais diferenças

Coordenação motora fina e grossa – Quais diferenças

coordenação motora fina

Ter uma boa coordenação motora é importantíssimo e ela começa a ser desenvolvida desde cedo quando somos bebês. Nessa matéria você vai saber quais diferenças entre Coordenação motora fina e Coordenação motora grossa.

Com o tempo as habilidades em mover, carregar e até mesmo empurrar objetos do nosso dia a dia dependem muito da coordenação para ser executada, por isso que é importante trabalhar isso. O nosso cérebro é quem coordena para que os nossos músculos e ossos consigam executar as tarefas do dia a dia.

Existe a coordenação motora fina e grossa, ambas são indispensáveis para o movimento que as pessoas exercem no dia a dia, elas trabalham em conjunto para executar tais atividades. Tem uma diferença entra as duas e isso nós iremos conferir com mais detalhes no post de hoje.

Diferenças entre Coordenação motora fina e grossa

Abaixo você pode conferir o que é a coordenação motora fina e a grossa, veja qual a diferença entre as duas e a funcionalidade que cada uma exerce:

  • Capacidade motora fina: essa capacidade utiliza músculos mais finos do corpo. Os movimentos mais simples que usamos são executados por esses músculos menores, podemos citar o ato de escrever, coordenar movimentos com as mãos, levar objetos pequenos, entre outras atividades simples. Essa capacidade está muito associada a visão, tudo que você coordena com os olhos e executa com as mãos é de responsabilidade da coordenação fina.
  • Capacidade motora grossa: uma das primeiras que conseguimos realizar, ela é requisitada em exercícios mais complexos e principalmente nos que utilizam mais força. Um bom exemplo seria o ato de andar, correr, sentar, entre outros. Essa capacidade exige mais dos músculos, principalmente resistência.

Coordenação motora fina e grossa é fundamental para que o indivíduo consiga realizar suas tarefas básicas, mas também as mais complexas do dia a dia. Por isso que é ambas são fundamentais.

Leia também: Semente de Chia e seus Benefícios

Quando uma pessoa tem problemas ou lesões nos músculos consequentemente isso vai refletir na coordenação, pois estão totalmente interligados.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Avalie essa matéria!)
Loading...

Deixe seu Comentário pelo Facebook