Puder ou poder?

Algumas dúvidas surgem quando vamos escrever determinadas palavras, não podemos negar que nossa língua portuguesa realmente tem muitos detalhes e somente quem se lembra de muitos detalhes e quem estudou bem é que tem um domínio maior no conteúdo. Hoje veremos a diferença entre as palavras Puder e Poder, ambas são corretas, mas tudo depende do contexto.

O contexto quem vai lhe dizer se você deve usar Puder ou Poder, para exemplificarmos melhor deixamos abaixo como e quando usar cada um dos casos. Veja como funciona e quando é que você deverá usar cada uma dessas palavras:

  • Poder: utilizasse quando o verbo IR ou HAVER é precedido da palavra. Veja essa frase para entender melhor:
  • Exemplo: Ela disse que não ia poder resolver o problema.

O verbo ir (ia) está antecedido e por isso usa-se a forma PODER.

  • Puder: é uma expressão correta, mas para se usar é necessário que seja em frases que indicam incerteza, e que seja no futuro, uma hipótese. Veja essa frase para entender melhor:
  • Exemplo: Se eu puder passo ai depois.

É uma dúvida, uma hipótese que pode ocorrer ou não, por isso que se usa PUDER.

Muitos são os detalhes na língua portuguesa, por isso que as pessoas tem dificuldade em lembrar as expressões e palavras certas a serem usadas. Um simples verbo obriga que a palavra sofra alteração, embora a pronuncia seja bem parecida. Por isso saiba que é preciso analisar o contexto antes de você escolher a palavra certa que você deve usar, bastante atenção nisso.

Leia também: Infelismente ou infelizmente?

Outras palavras também causam muitas dúvidas, na ortografia tem inúmeras variações e sempre que a pessoa tiver dúvidas é importante que ela pesquise para evitar erros. Com o tempo vamos memorizando muitas técnicas, mas para isso precisamos pesquisar e compreender o contexto para saber qual usar.

Deixe seu Comentário pelo Facebook